quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeto de Sociologia: Política - A arte do bem viver




E.E. Adalgisa de Paula Duque
Projeto Sociologia: Política – A arte do bem viver
Professora:  Beatriz Souza Barral
Ano: 2012





A política é a arte do bem viver. É importante que nossos alunos entendam que a arte da política, da boa convivência, dos conflitos, das diferenças está presente no cotidiano. E que apesar da ojeriza que a palavra política causa em um primeiro momento, ela é fundamental para a arte do bem viver, e que é mais feliz e vive em paz quem sabe articular os seus interesses com os interesses do grupo em que está inserido.
Este projeto propõe que a partir de problemas individuais os alunos possam vir a se interessar pelos problemas coletivos de seu grupo, procurando se interar deles e buscando soluções para resolvê-los.
Aproveitando o ensejo do ano eleitoral proporemos atividades que aproximem os poderes executivos e legislativos de nosso município do cotidiano escolar.

Conhecendo as atribuições de cada poder e de cada cargo os alunos se tornarão multiplicadores destas informações nos meios sociais que freqüentam.
Objetivo Geral
- Conscientizar os alunos da importância da democracia, do direito do voto e do dever da cidadania ativa;
Objetivos específicos
- compreender o que é política e como ela está presente no nosso dia-a-dia;
- refletir sobre o poder e o seu exercício;
- conhecer diferentes formas de governo e entender a importância da democracia;
- entender as atribuições do poder executivo e do poder legislativo;
-refletir sobre a importância de ser um cidadão ativo;
Público Alvo:
Alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio.

Desenvolvimento das atividades
- Participação na reunião da Câmara dos Vereadores; (turmas do 3º ano)
- Entrevista com os vereadores; (3º ano) 9 grupos
- Entrevista com os representantes dos partidos; (2º ano)
- Entrevista no cartório eleitoral; (2º ano)
- Entrevista com eleitores; (2º ano)
- Simulação da eleição com alunos do 2º e 3º ano;
- Debate com os candidatos à prefeito; (2º e 3º ano);
- Confecção de cartazes para informar a comunidade escolar do trabalho realizado;
- Participar do projeto do senado “Jovem Senador” – alunos selecionados pela comissão julgadora;
- Propor à direção escolar um concurso interno para selecionar a redação que participará do projeto  “Jovem Senador”.
Concurso este com premiação e publicação nos jornais locais da redação selecionada.


Fotos da visita dos alunos à Câmara Municipal, participaram dessa visita as turmas do 2°B e 3°C.




A turma 3°B entrevistando o vereador Geraldo Fonseca Neto







Um comentário:

  1. Temos muito trabalho pela frente, às vezes é cansativo, mas o resultado irá compensar.
    Todos os alunos estão de parabéns pelo envolvimento. É um prazer trabalhar com vocês.
    Professora Beatriz

    ResponderExcluir