sábado, 26 de maio de 2012

Convocação para o Módulo II - Maio de 2012


ESCOLA ESTADUAL ADALGISA DE PAULA DUQUE
MÓDULO II - MAIO DE 2012


CONVOCAÇÃO:

Colegas:

          Por meio desta mensagem venho convocá-la ou convocá-lo para o Módulo II do mês
de maio de 2012,que será realizado no prédio da Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, sala 9,
 no dia 26 de maio próximo às sete horas e trinta minutos, com a seguinte pauta:

7:30 = Acolhida (Especialistas)
8:00 = Boas vindas (Giancarla)
8:10 = Grupo Família e Saúde (Professores da Equipe)
8:30 = Vantagem de viver em grupo (Giancarla)
8:45 = Prêmio de Gestão Escolar (Rosângela e Giancarla)
9:15 = As Cinco Dimensões (Rosângela e Giancarla)
9:45 = Intervalo (Regina)
10:00 = Mensagem (Aline)
10:15 = Divisão em dois grupos e elaboração do Plano de Melhorias 
(Grupo 1 - Paulo Afonso e Regina) -
               (Grupo 2 - Ivone e Aline)
11:30 = Plenária (Giancarla e Rosângela)
12:15 = Avisos Gerais (Paulo Afonso)

       Certo da presença de todos, por conhecer o comprometimento de cada um, desde já agradeço
                  a atenção que sempre recebo por parte desta grande equipe de professores da 
                                                 Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque.
                                                                                                       
                                                      Favor comunicar recebimento desta.


           Atenciosamente.


                                                      Paulo Afonso Vieira


                                                       "A melhor Escola para os melhores, é a melhor Escola para todos." 






Um momento de relaxamento com a professora Daniely.

A professora Lili lendo uma mensagem de otimismo.

A vice diretora Rosangela iniciando a apresentação do Prêmio de Gestão Escolar (PGE)

A vice diretora Giancarla dando continuidade na apresentação do PGE.





O professor Dener explicando como será o Projeto Meio Ambiente





O diretor Paulo Afonso reforçando a importância do do Projeto.


Uma pausa para o cafezinho.



A supervisora Aline informando sobre a Olimpíada de Matemática.


Após a exposição das dimensões, Rosangela começou defendendo o indicador: Inovação Pedagógica. 

A vice diretora Regina,defendendo o indicador "Planejamento da prática pedagógica" 

Jorge está defendendo o indicador "Satisfação da escola, dos alunos, pais..."

Paulo Afonso defendendo o indicador "Comunicação..."


Trabalho em grupo (01)


Trabalho em grupo (2)

Plenária
Paulo Afonso passando os avisos gerais e finalizando esse Módulo II.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeto de Sociologia: Política - A arte do bem viver




E.E. Adalgisa de Paula Duque
Projeto Sociologia: Política – A arte do bem viver
Professora:  Beatriz Souza Barral
Ano: 2012





A política é a arte do bem viver. É importante que nossos alunos entendam que a arte da política, da boa convivência, dos conflitos, das diferenças está presente no cotidiano. E que apesar da ojeriza que a palavra política causa em um primeiro momento, ela é fundamental para a arte do bem viver, e que é mais feliz e vive em paz quem sabe articular os seus interesses com os interesses do grupo em que está inserido.
Este projeto propõe que a partir de problemas individuais os alunos possam vir a se interessar pelos problemas coletivos de seu grupo, procurando se interar deles e buscando soluções para resolvê-los.
Aproveitando o ensejo do ano eleitoral proporemos atividades que aproximem os poderes executivos e legislativos de nosso município do cotidiano escolar.

Conhecendo as atribuições de cada poder e de cada cargo os alunos se tornarão multiplicadores destas informações nos meios sociais que freqüentam.
Objetivo Geral
- Conscientizar os alunos da importância da democracia, do direito do voto e do dever da cidadania ativa;
Objetivos específicos
- compreender o que é política e como ela está presente no nosso dia-a-dia;
- refletir sobre o poder e o seu exercício;
- conhecer diferentes formas de governo e entender a importância da democracia;
- entender as atribuições do poder executivo e do poder legislativo;
-refletir sobre a importância de ser um cidadão ativo;
Público Alvo:
Alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio.

Desenvolvimento das atividades
- Participação na reunião da Câmara dos Vereadores; (turmas do 3º ano)
- Entrevista com os vereadores; (3º ano) 9 grupos
- Entrevista com os representantes dos partidos; (2º ano)
- Entrevista no cartório eleitoral; (2º ano)
- Entrevista com eleitores; (2º ano)
- Simulação da eleição com alunos do 2º e 3º ano;
- Debate com os candidatos à prefeito; (2º e 3º ano);
- Confecção de cartazes para informar a comunidade escolar do trabalho realizado;
- Participar do projeto do senado “Jovem Senador” – alunos selecionados pela comissão julgadora;
- Propor à direção escolar um concurso interno para selecionar a redação que participará do projeto  “Jovem Senador”.
Concurso este com premiação e publicação nos jornais locais da redação selecionada.


Fotos da visita dos alunos à Câmara Municipal, participaram dessa visita as turmas do 2°B e 3°C.




A turma 3°B entrevistando o vereador Geraldo Fonseca Neto







quarta-feira, 23 de maio de 2012

Projeto Integração Social Ensino Médio Em Ação - É legal!!!

      Este é um projeto idealizado pelo professor Jorge juntamente com a professora Cidinha, ambos de Educação Física, tendo como objetivo principal a integração entre os alunos de todas as turmas do ensino médio na disciplina de Educação Física. Os alunos jogaram basquete, os jogos aconteceram dia 22/05 a partir das 9hs na quadra da escola.